Natureza e Tradições

Câmara aprova estudo prévio do futuro Cais do Lavadouro

APDL – Administração do Porto de Leixões, elaborou o estudo prévio para a construção do Cais do Lavadouro, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira, localizado ao km 65,8 da Via Navegável do Douro.

A futura construção deste novo cais resulta da intenção da Câmara Municipal de desenvolvimento do potencial turístico da área de S. Cristóvão de Nogueira (Mourilhe), na qual construiu um parque rural de campismo e caravanismo, onde existe o parque de lazer da Ribeira de Sampaio, o parque de Lazer de Mourilhe, ainda em desenvolvimento o projeto dos Circuitos Ribeirinhos do Douro, a proximidade ao vale do Bestança e ao centro de Cinfães.

A proposta de intervenção inclui a instalação de um posto de acostagem com capacidade para duas embarcações marítimo-turísticas até 80 m de comprimento e para três embarcações de recreio.

Prevê também o alargamento e pavimentação do caminho público existente, a pavimentação de uma plataforma de acesso ao plano de água, a consolidação das margens do rio com enrocamento, a construção de uma rampa de varar e a instalação de todas as infraestruturas elétricas, hidráulicas e de recolha de resíduos sólidos necessárias à operação e permanência das embarcações. A ação a desenvolver no Cais do Lavadouro procura beneficiar a qualidade dos espaços de acesso aos cais, criar lugares de estadia e percursos ao longo das margens do rio. Incluem plantações de árvores para ensombramento de zonas de estar e circulação, criação de bancos e parques de merendas de apoio à estadia, instalação de vegetação capaz de gerar melhores condições de conforto bioclimático para estes espaços, nomeadamente na criação de sebes de proteção aos ventos dominantes.

Seguir-se-á o desenvolvimento do projeto de execução, tendo como objetivo a futura construção, e assim continuar a reforçar a atratividade turística do concelho e o bem-estar da população.

• Criado em .

Inauguração do Parque de Campismo e Caravanismo de Mourilhe