Câmara vai apoiar a  requalificação da  capela de Cádiz

Câmara vai apoiar a requalificação da capela de Cádiz

A Câmara Municipal de Cinfães vai apoiar as obras de requalificação da Capela de Cádiz, na freguesia de São Cristóvão de Nogueira. O protocolo de colaboração com a Fábrica da Igreja local foi aprovado pelo executivo camarário no dia 23 de abril. A intervenção será apoiada pelo Município com uma verba no valor de €7.743,45.

“Garantir a preservação do nosso património edificado e, neste caso concreto, do património religioso deve ser uma preocupação das autarquias”, afirma o presidente da Câmara Municipal. Armando Mourisco justifica a atribuição deste apoio, sublinhando “o interesse turístico deste edifício que tem um elevado valor histórico e alberga a imagem da Nossa Senhora de Cales, que data do século XVI e se tornou um centro de peregrinações em finais do séc. XVII, numa aldeia, atualmente, recuperada e preparada para receber visitantes e turistas”.

De sublinhar que, a Câmara também já apoiou as obras de restauro e conservação executadas nas Igrejas de Tendais e de Cinfães, assim como na Capela do Senhor dos Enfermos, na freguesia de Fornelos. Ainda na área da preservação do património religioso e no âmbito da Rota do Românico, o Município comparticipou as intervenções realizadas nas Igrejas de Tarouquela, de São Cristóvão de Nogueira e na Capela de Escamarão.